Sam Peckinpah tem retrospectiva completa de seus longas em São Paulo

sam-peckinpahPor Fernando Oriente

Começa no próximo dia 14 de julho uma retrospectiva completa dos filmes Sam Peckinpah em São Paulo. A mostra, que vai até dia 23 de julho no CineSesc, traz todos os filmes do diretor em cópias 35mm, além de alguns títulos restaurados digitalmente em DCP.

Serão exibidos longas como ‘Meu Ódio Será Tua Herança’ (1969), ‘Sob Domínio do Medo’ (1971), ‘Os Implacáveis’ (1972), ‘Pat Garret e Billy the Kid’ (1973), ‘Tragam a Cabeça de Alfredo Garcia’ (1974) e ‘A Cruz de Ferro’ (1977).

Sam Peckinpah é autor ímpar dentro do cinema americano. Membro da chamada Nova Hollywood, surgida nos anos 60, Peckinpah desenvolveu um estilo particular de encenação e decupagem que influenciou e mudou a maneira de se filmar tanto a violência quanto os conflitos dentro do quadro cinematográfico. O estilo do diretor se transforma em uma de suas principais características discursivas no desenvolvimento da dramaturgia e da narrativa de seus longas.

O uso enfático do zoom e da câmera lenta, a intensidade expandida da carga dramática nas sequências chaves, as explosões de violência gráfica e uma montagem que potencializa a força da evolução narrativa são recursos que fazem de Peckinpah um dos cineastas com maior habilidade em envolver visceralmente o espectador que o cinema já teve. Uma das mais citadas características de Peckinpah é exatamente sua capacidade de inserir o espectador dentro de seus filmes.

O cinema de Peckinpah retrata uma sociedade que vive a desilusão, que sobrevive na violência física e emocional como alternativa última dentro da incapacidade de conciliação entre as pessoas e onde o individualismo é tanto sintoma como meio de superação. Peckinpah é cruel por não ver saídas para o homem.

 

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s