Os 20 melhores filmes dos anos 1970  (+ 120 grandes longas da década)*

Por Fernando Oriente

Aqui está a lista com meus 20 filmes de longa-metragem favoritos da década de 1970. Pessoalmente acho os anos 1970 o melhor período do cinema mundial, seguido de muito perto pelas décadas de 1960 e 80. Um período de 30 anos que, para mim, conta com o maior número de obras-primas, grandes filmes e grandes cineastas. Por isso, essa relação dos 1970 é acrescida de 60  filmes que poderiam estar entre os 20 primeiros e por mais 60 menções de longas que acho excepcionais. Mesmo com 140 títulos relacionados, vários ótimos filmes e cineastas acabaram ficando de fora.

              (#Apenas um filme por diretor(a) para tornar a lista mais variada)

Os 20 melhores filmes dos anos 1970

  1. ‘Out 1, Noli Me Tangere’, de Jacques Rivette. (França, 1971) [versão com 12h52min. de duração]
  2. ‘Da Nuvem à Resistência’ (Dalla Nube Alla Resistenza), de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet. (Itália, 1979)
  3. ‘Numéro Deux’, de Jean-Luc Godard. (França, 1975)
  4. ‘Profissão: Repórter’ (Professione: Reporter), de Michelangelo Antonini. (Itália, 1975)
  5. Nous Ne Vieillirons Pas Ensemble’ – ‘Nós Não Envelheceremos Juntos’, de Maurice Pialat. (França, 1972)
  6. ‘India Song’, de Marguerite Duras. (França, 1975)
  7. ‘Amor de Perdição’, de Manoel de Oliveira. (Portugal, 1979)
  8. ‘O Diabo, Provavelmente’ (Le Diable Probablement), de Robert Bresson. (França, 1977)
  9. ‘Saló ou 120 Dias de Sodoma ’, Pier Paolo Pasolini. (Itália, 1975)
  10. ‘La Maman et la Putain’ – ‘A Mãe e a Puta’, de Jean Eustache. (França, 1973)
  11. ‘De Cierta Manera’, de Sara Goméz. (Cuba, 1974)
  12. ‘Jeanne Dielman’, de Chantal Akerman. (Bélgica, 1975)
  13. ‘L’Enfant Secret’, de Philippe Garrel. (França, 1979)
  14. ‘Sem Essa, Aranha’, de Rogério Sganzerla. (Brasil, 1970)
  15. ‘A Primeira Noite de Tranquilidade’ (La Prima Notte de Quiete), de Valerio Zurlini. (Itália, 1972)
  16. ‘Ludwig’, de Luchino Visconti. (Itália/Alemanha, 1973)
  17. ‘Num Ano de 13 Luas’ – ‘In a Year with 13 Moons’, de Rainer Werner Fassbinder. (Alemanha, 1978)
  18. ‘Change Pas de Main’ – ‘A Chantagem’, de Paul Vecchiali. (França, 1975)
  19. ‘O Espírito da Colmeia’ (El Espíritu de la Colmena), de Victor Erice. (Espanha, 1973)
  20. ‘Sambizanga’, de Sarah Maldonor. (Angola, 1972)

+  60 filmes que poderiam estar entre os 20

  • ‘A Morte de um Bookmaker Chinês’ (The Killing of a Chinese Bookie), de John Cassavetes. (EUA, 1976)
  • ‘Bang Bang’, de Andrea Tonacci. (Brasil, 1971)
  • ‘O Discreto Charme da Burguesia’ (Le Charme Discret de la Bourgeoisie), de Luis Buñuel. (França, 1972)
  • ‘Stalker’, de Andrei Tarkovsky. (URSS, 1979)
  • ‘A Agonia’, de Julio Bressane. (Brasil, 1978)
  • ‘A Última Ceia’ (La Última Cena), de Tomás Gutiérrez Alea. (Cuba, 1976)
  • ‘Vengeance is Mine’ – ‘Minha Vingança’, de Shohei Imamura. (Japão, 1979)
  • ‘São Bernardo’, de Leon Hirszman. (Brasil, 1972)
  • ‘Providence’, de Alain Resnais. (França, 1977)
  • ‘Salmo Vermelho’ – ‘Red Psalm’, de Miklós Jancsó. (Hungria, 1972)
  • O Leão de Sete Cabeças’, de Glauber Rocha. (Brasil/Itália/França, 1970)
  • ‘Trágica Obsessão” (Obsession), de Brian De Palma. (EUA, 1976)
  • ‘A Conversação’ (The Conversation), de Francis Ford Coppola. (EUA, 1974)
  • ‘Trás-Os-Montes’, de António Reis e Margarida Cordeiro. (Portugal, 1976)
  • ‘Blaise Pascal’, de Roberto Rossellini. (Itália/França, 1972)
  • ‘Two-Lane Blacktop’ – ‘Corrida Sem Fim’, de Monte Hellman. (EUA, 1971)
  • ‘A Última Mulher’ (La Dernière Femme), de Marco Ferreri. (Itália/França, 1976)
  • ‘O Desejo’, de Walter Hugo Khouri. (Brasil, 1975)
  • ‘O Açougueiro’ (Le Boucher), de Claude Chabrol. (França, 1970)
  • ‘O Amuleto de Ogum’, de Nelson Pereira dos Santos. (Brasil, 1974)
  • ‘The Man Who Left His Will on Film’ – ‘O Homem que Deixou Seu Testamento no Filme’, de Nagisa Oshima. (Japão, 1970)
  • ‘A Ascensão’ – ‘The Ascent’, de Larisa Shepitko. (URSS, 1977)
  • ‘Veredas’, de João César Monteiro. (Portugal, 1978)
  • ‘O Joelho de Claire’ (Le Genou de Claire), de Eric Rhomer. (França, 1970)
  • ‘Amargo Reencontro’ (Big Wednesday), de John Milius. (EUA, 1978)
  • ‘God Told Me To’ – ‘Foi Deus Quem Mandou’, de Larry Cohen. (EUA, 1976)
  • ‘No Decurso do Tempo’ – ‘Kings of the Road – In The Course of Time’, de Wim Wenders. (Alemanha, 1976)
  • ‘Deep End’ – ‘O Ato final’, de Jerzy Skolimowski. (Inglaterra, 1970)
  • ‘A Mulher Que Inventou o Amor’, de Jean Garret. (Brasil, 1979)
  • ‘A Morte de Maria Malibran’ – ‘The Death of Maria Malibran’, de Werner Schroeter. (Alemanha, 1972)
  • ‘A Árvore dos Tamancos’ (L’Albero degli Zoccoli), de Ermano Olmi. (Itália, 1978)
  • ‘Actas de Marusia’, de Miguel Littin. (México, 1975)
  • ‘A Patriota’ – ‘The Patriotic Woman’, de Alexander Kluge. (Alemanha, 1979)
  • ‘Lua de Papel’ (Paper Moon), de Peter Bogdanovich. (EUA, 1973)
  • ‘Pat Garret & Billy The Kid’, de Sam Peckinpah. (EUA, 1973)
  • ‘A Floresta Petrificada’ – ‘The Petrified Forrest’, de Masahiro Shinoda. (Japão, 1973)
  • ‘A Queda’, de Ruy Guerra e Nelson Xavier. (Brasil, 1978)
  • ‘F For Fake’ – ‘Verdades e Mentiras’, de Orson Welles. (França, 1973)
  • ‘Taxi Driver’, de Martin Scorsese. (EUA, 1976)
  • ‘Em Nome do Pai’ (Nel Nome del Padre), de Marco Bellocchio. (Itália, 1971)
  • ‘Le Théâtre Des Matières’, de Jean-Claude Biette. (França, 1977)
  • ‘Killer of Sheep’- ‘O Matador de Ovelhas’, de Charles Burnett. (EUA, 1978)
  • ‘Rabid’, de David Cronenberg. (Canadá, 1977)
  • ‘Blood Brothers’ – ‘Irmão de Sangue’, de Chang Cheh. (Hong Kong, 1973)
  • ‘Trovão Distante’ – ‘Distant Thunder’, de Satyajit Ray. (Índia, 1973)
  • ‘A Herança’, de Ozualdo Candeias. (Brasil, 1970)
  • ‘O Castelo da Pureza’ (El Castillo de la Pureza), de Arturo Ripstein. (México, 1973)
  • ‘All That Jazz’, de Bob Fosse. (EUA, 1979)
  • ‘História de Melancolia e Tristeza’ – ‘A Tale of Sorrow and Sadness’, de Seijun Suzuki, (Japão, 1977)
  • ‘Profondo Rosso’ – ‘Prelúdio para Matar’, de Dario Argento. (Itália, 1975)
  • ‘Fruto do Paraíso’ – ‘Fruit of Paradise’, de Vera Chytilová. (Tchecoslováquia, 1970)
  • ‘Anna’, de  Alberto Grifi e Massimo Sarchielli. (Itália, 1975)
  • ‘Purgatório Heroica’ – ‘Heroic Purgatory’, de Yoshishige Yoshida. (Japão, 1970)
  • ‘Los Hijo de Fierro’ – ‘Os Filhos de Fierro’, Fernando Solanas. (Argentina, 1978)
  • ‘Coração de Cristal’ – ‘Heart of Glass’, de Werner Herzog. (Alemanha, 1976)
  • ‘Emitai’, de Ousmane Sembene. (Senegal, 1971)
  • ‘Le Pélican’ de Gérard Blain. (França, 1974)
  • ‘Passing Through’, de Larry Clark. (EUA, 1977)
  • ‘Annie Hall’ – ‘Noivo Neurótico, Noiva Nervosa’, de Woody Allen. (EUA, 1977)
  • ‘Lilian M – Relatório Confidencial’, de Carlos Reichenbach. (Brasil, 1975)

+ 60 menções

  • ‘Ecce Bombo’, de Nanni Moretti. (Itália, 1978)
  • ‘Daguerreotypes’, de Agnes Varda. (França, 1975)
  • ‘Os Inconfidentes’, de Joaquim Pedro de Andrade. (Brasil, 1972)
  • ‘A Vocação Suspensa’ (La Vocation Suspendue), de Raul Ruiz. (França, 1978)
  • ‘A Filha De Ryan’ (Ryan’s Daughter), de David Lean. (Grã-Bretanha, 1970)
  • ‘Hitler – Um Filme da Alemanha’ – ‘Hitler – A Film from Germany’, de Hans-Jürgen Syberberg. (Alemanha, 1977)
  • ‘Dersu Uzala’, de Akira Kurosawa. (URSS/Japão, 1975)
  • ‘Roma’, de Federico Fellini. (Itália, 1972)
  • ‘La Tregua’, de Sergio Renán. (Argentina, 1974)
  • ‘Quando Explode a Vingança’ – ‘A Fistful of Dynamite’, de Sergio Leone. (Itália, 1971)
  • ‘O Inquilino’ (Le Locataire), de Roman Polanski. (França, 1976)
  • ‘A Casa Assassinada’, de Paulo César Saraceni. (Brasil, 1974)
  • ‘Muito Prazer’, de David Neves. (Brasil, 1979)
  • ‘Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita’ (Indagine su un Cittadino al di sopra di Ogni Sospetto), de Elio Petri. (Itália, 1971)
  • ‘Assalto à 13ª DP’ (Assault on Precinct 13), de John Carpenter. (EUA, 1976)
  • ‘Damas do Prazer’, de Antonio Meliande. (Brasil, 1978)
  • ‘As Boas Maneiras’ (Les Belles Manières), de Jean-Claude Guiguet. (França, 1978)
  • ‘Poema’ – Poem’, de Akio Jissoji. (Japão, 1972)
  • ‘Confissões Íntimas de Uma Cortesã Chinesa’ – ‘Intimate Confessions of a Chinese Courtesan, de Chor Yuen (Hong Kong, 1972)
  • ‘O Estranho Sem Nome’ (High Plains Drifter), de Clint Eastwood. (EUA, 1973)
  • ‘Sorcerer’ – ‘Comboio do Medo’ de Willian Friedkin. (EUA, 1977)
  • ‘Delitto d’Amore’, de Luigi Comencini. (Itália, 1974)
  • ‘Frenesi’ (Frenzy), de Alfred Hitchcock. (Inglaterra, 1972)
  • ‘O Relatório’ – ‘The Report’, de Abbas Kiarostami. (Irã, 1977)
  • ‘O Segredo do Bosque dos Sonhos’ (Non se Sevizia un Paperino), de Lucio Fulci. (Itália, 1972)
  • ‘Dawn of the Dead’ – ‘Despertar dos Mortos’, de George A. Romero. (EUA, 1978)
  • ‘Banho de Sangue’  (Reazione a Catena), de Mario Bava. (Itália, 1971)
  • ‘Manila na Garras de Néon’ – ‘Manila in the Claws of Light’, de Lino Brocka. (Filipinas, 1975)
  • ‘Hardcore’, de Paul Schrader. (EUA, 1979)
  • ‘Harmonica’, de Amir Naderi. (Irã, 1974)
  • ‘Finis Hominis’, de José Mojica Marins. (Brasil, 1971)
  • ‘O Quarto Verde’ (La Chambre Verte), de Françoise Truffaut. (França, 1977)
  • ’11 x 14’, de James Benning. (EUA, 1977)
  • ‘Confissões de um Comissário de Polícia ao Procurador da República’ (Confessione di un Commissario di Polizia al Procuratore della Repubblica), de Damiano Damiani. (Itália, 1971)
  • ‘Rolling Thunder’ – ‘A Outra Face da Violência’, de John Flynn. (EUA, 1977)
  • ‘Louca Paixão’ (Turks Fruit), de Paul Verhoeven. (Holanda, 1973)
  • ‘Muna Moto’, de Jean-Pierre Dikongue-Pipa. (Camarões, 1975)
  • ‘O Franco Atirador’ (The Deer Hunter), de Michael Cimino. (EUA, 1978)
  • ‘O Massacre da Serra Elétrica’ (The Texas Chain Saw Massacre), de Tobe Hooper. (EUA, 1974 )
  • ‘Le Fond de L’Air est Rouge’ – ‘O Fundo do Ar é Vermelho’, de Chris Marker. (França,1977)
  • ‘Mandingo’, Richard Fleischer. (EUA, 1975)
  • ‘Crioulo Doido’, de Carlos Alberto Prates Correia. (Brasil, 1973)
  • ‘Milestones’, de Robert Kramer. (EUA, 1975)
  • ‘We Can’t Go Home Again’, de Nicholas Ray. (EUA, 1973)
  • ‘Wanda’, de Barbara Loden. (EUA, 1970)
  • ‘Juvenile Court’, de Frederick Wiseman. (EUA, 1973)
  • ‘Faustão – O Cangaceiro do Rei’, de Eduardo Coutinho, 1971. (Brasil, 1971)
  • ‘A Breve Noite das Bonecas de Vidro’ (La Corta Notte Delle Bambole di Vetro) de Aldo Lado. (Itália, 1971)
  • ‘Org’, de Fernando Birri. (Itália, 1979)
  • ‘Mar de Rosas’, de Ana Carolina. (Brasil, 1978)
  • ‘O Descarte’, de Anselmo Duarte. (Brasil, 1973)
  • ‘A Montanha Sagrada’ (La Montaña Sagrada), de Alejandro Jodorowsky. (México, 1973)
  • ‘As Aventuras Amorosas de Um Padeiro’,de Waldyr Onofre. (Brasil, 1975)
  • ‘O Jardim das Espumas’, de Luiz Rosemberg Filho. (Brasil, 1970)
  • ‘A Rainha Diaba’, de Antonio Carlos da Fontoura. (Brasil, 1974)
  • ‘A Rosa de Ferro’ (La Rose de Fer), de Jean Rollin. (França, 1973)
  • ‘A Culpa’ de Domingos de Oliveira. (Brasil, 1971)
  • ‘L’Uomo, la Donna e la Bestia’ – ‘O Homem, a Mulher e a Besta’, de Alberto Cavallone. (Itália, 1977)
  •  ‘Ódio’, de Carlo Mossy. (Brasil, 1977)
  • ‘Eu Matei Lúcio Flávio’, de Antonio Calmon. (Brasil, 1979)

*A lista foi feita a pedido de Pedro Lovallo para uma pesquisa com diversos críticos e pesquisadores sobre o cinema dos anos 1970.

‘Out 1, Noli Me Tangere’, de Jacques Rivette

Deixe um comentário