Os 20 melhores filmes dos anos 1980 (+ 65 grandes longas da década)

Por Fernando Oriente

Aqui está a lista com meus 20 filmes de longa-metragem favoritos da década de 1980. Pessoalmente, acho as décadas de 1960, 70 e 80 a melhor época do cinema mundial, com maior número de grandes filmes e grandes cineastas. Por isso, essa relação dos 1980 é acrescida de 33 filmes que poderiam estar entre os 20 primeiros e por mais vinte e sete longas que adoro. Mesmo com 85 títulos relacionados, vários ótimos filmes e cineastas acabaram ficando de fora.

 *Apenas um filme por diretor para tornar a lista mais variada

Os 20 melhores filmes dos anos 1980

  1. ‘Passion’, de Jean-Luc Godard. (França, 1982)
  2. ‘Aos Nossos Amores’ (À Nos Amours), de Maurice Pialat. (França, 1983)
  3. ‘A Idade de Terra’, de Glauber Rocha. (Brasil, 1980)
  4. ‘Palombella Rossa’, de Nanni Moretti. (Itália, 1989)
  5. ‘O Portal do Paraíso’ (Heaven’s Gate), de Michael Cimino. (EUA, 1980)
  6. ‘Le Pont du Nord’, Jacques Rivette. (França, 1981)
  7. ‘Taipei Story’, de Edward Yang. (Taiwan, 1985)
  8. ‘Blow Out – Um Tiro na Noite’, de Brian De Palma. (EUA, 1981)
  9. ‘Cão Branco’, de Samuel Fuller. (EUA, 1982)
  10. ‘Francisca’, de Manoel de Oliveira. (Portugal, 1981)
  11. ‘Identificação de uma Mulher’, de Michelangelo Antonioni. (Itália, 1982)
  12. ‘O Império do Desejo’, de Carlos Reichenbach. (Brasil, 1981)
  13. ‘A Opção ou As Rosas da Estrada’, de Ozualdo Candeias. (Brasil, 1981)
  14. ‘O Dinheiro’ (L’Argent), de Robert Bresson. (França, 1983)
  15. ‘Videodrome’, de David Cronenberg. (Canadá, 1983)
  16. ‘Recordações da Casa Amarela’, de João César Monteiro. (Portugal, 1989)
  17. ‘Viver e Morrer em Los Angeles’, de William Friedkin. (EUA, 1985)
  18. ‘Rumble Fish – O Selvagem da Motocicleta’, de Francis Ford Coppola. (EUA, 1983)
  19. ‘Sul’ (Sur), de Fernando Solanas. (Argentina, 1988)
  20. ‘Tout une Nuit’, de Chantal Akerman. (Bélgica, 1982)

+ 36 filmes que poderiam estar entre os 20

  • ‘O Raio Verde’, de Eric Rohmer. (França, 1986)
  • ‘Rosa la Rose, Fille Publique’, de Paul Vecchiali. (França, 1986)
  • ‘Inspector Lavardin’, de Claude Chabrol. (França, 1986)
  • ‘Melô’ , de Alain Resnais. (França, 1986)
  • ‘Noites Paraguayas’, de Aluysio Raulino. (Brasil, 1982)
  • ‘Documenteur’, de Agnès Varda. (França/EUA, 1981)
  • ‘Conversas no Maranhão’, de Andrea Tonacci. (Brasil, 1983)
  • ‘Ela Passou Algumas Horas Sob a Luz do Sol’, de Philippe Garrel. (França, 1985)
  • O Sul” (El Sur), de Victor Erice. (Espanha, 1983)
  • ‘Relações de Classe’, de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub. (Alemanha, 1984)
  • ‘A Time to Live, A Time to Die’, de Hou Hsiao-Hsien (Taiwan, 1985)
  • ‘Sombras no Paraíso’ – ‘Shadows in Paradise’, de Aki Kaurismäki. (Finlândia, 1986)
  • ‘Rosa de Areia’, de António Reis e Margarida Cordeiro. (Portugal, 1989)
  • ‘As Três Coroas do Marinheiro’, de Raúl Ruiz. (França, 1983)
  • ‘O Rufião’, de Shohei Imamura. (Japão, 1987)
  • ‘Le Rebelle’, de Gérard Blain. (França, 1980)
  • ‘O Desespero de Veronika Voss’, de Reiner Werner Fassbinder. (Alemanha, 1982)
  • ‘‘Tenebre’, de Dario Argento. (Itália, 1982)
  • ‘The Thing – Enigma de Outro Mundo’, de John Carpenter, (EUA, 1982)
  • ‘Conhecendo o Grande e Vasto Mundo’. de Kira Muratova. (URSS, 1980)
  • ‘Honkytonk Man – A Última Canção’, de Clint Eastwood. (EUA, 1982)
  • ‘Onde Fica a Casa do meu Amigo?’, de Abbas Kiarostami. (Irã, 1987)
  • ‘Simone Barbès ou a Virtude’, de Marie-Claude Treilhou. (França, 1980)
  • ‘Yeelen – A Luz’, de Souleymane Cissé. (Mali,1987)
  • ‘Eles Não Usam Black-Tie’, de Leon Hirszman. (Brasil, 1981)
  • ‘Era Uma Vez na América’. De Sergio Leone. (Itália/EUA, 1984)
  • ‘Nostalgia’, de Andrei Tarkovsky. (Itália/URSS, 1983)
  • ‘De Barulho e de Fúria’ (De Bruit et de Fureur), de Jean-Claude Brisseau. (França, 1988)
  • ‘Eros, O Deus do Amor’, de Walter Hugo Khouri. (Brasil, 1981)
  • ‘La Nación Clandestina’, de Jorge Sanjínes. (Bolívia, 1989)
  • ‘Das Tripas Coração’, de Ana Carolina. (Brasil, 1982)
  • ‘Amantes’ (Love Streams), de John Cassavetes. (EUA, 1984)
  • ‘Não Brinque com Fogo’, de Tsui Hark. (Hong Kong, 1980)
  • ‘Manhunter – Caçador de Assassinos’, de Michael Mann. (EUA, 1986)
  • ‘Out of the Blue – Anos de Rebeldia’, de Dennis Hopper. (EUA, 1980)
  • ‘Terror nas Trevas – The Beyond’  (L’Aldila), de Lucio Fulci. (Itália, 1981)

+ 29 menções

  • ‘O Futuro É Mulher’, de Marco Ferreri. (Itália, 1984)
  • ‘Hôtel des Amériques’, de André Techiné. (França, 1981)
  • ‘O Estado das Coisas’, de Wim Wenders. (Alemanha/Portugal, 1982)
  • ‘Depois de Horas’, de Martin Scorsese. (EUA, 1985)
  • ‘Hasta Cierto Punto’, de Tomás Gutiérrez Alea. (Cuba, 1983)
  • ‘Gli Occhi, La Bocca’ de Marco Bellocchio. (Itália, 1982)
  • ‘E La Nave Va’, de Federico Fellini. (Itália, 1983)
  • ‘Blade Runner – O Caçador de Androides’, de Ridley Scott. (EUA, 1982)
  • ‘Memórias do Cárcere’, de Nelson Pereira dos Santos. (Brasil, 1984)
  • ‘Ms. 45 – Sedução e Vingança’, de Abel Ferrara. (EUA, 1981)
  • ‘Erêndira’, de Ruy guerra. (México, 1983)
  • Panelstory – O Nascimento De Uma Comunidade‘, de Vera Chytilová. (Tchecoslováquia, 1980)
  • ‘Fitzcarraldo’, de Werner Herzog. (Alemanha, 1982)
  • ‘Nem Tudo É Verdade’, de Rogério Sganzerla. (Brasil, 1986)
  • ‘Danação’, de Bela Tarr. (Hungria, 1988)
  • ‘Um Lobisomem Americano em Londres’, de John Landis. (EUA/Inglaterra, 1981)
  • ‘Bar Esperança’, de Hugo Carvana. (Brasil, 1983)
  • ‘Shoah’, de Claude Lanzmann. (França, 1985)
  • ‘Matador’, de Pedro Almodóvar. (Espanha, 1986)
  • ‘O Quarto Homem’, de Paul Verhoeven (Holanda, 1983)
  • ‘Sermões – A História de Antônio Vieira’, de Julio Bressane. (Brasil, 1989)
  • ‘Broadway Danny Rose’, de Woody Allen. (EUA, 1984)
  • ‘Ao Sul do Meu Corpo’, de Paulo César Saraceni. (Brasil, 1982)
  • ‘Santa Sangre’, de Alejandro Jodorowsky. (México, 1989)
  • ‘Faça a Coisa Certa’ (Do The Right Thing), de Spike Lee. (EUA, 1989)
  • ‘O Iluminado’, de Stanley Kubrick. (EUA/Inglaterra, 1980)
  • ‘Corra Que a Polícia Vem Aí!’ (The Naked Gun), de David Zucker. (EUA, 1988)
  • ‘Acta General de Chile’, de Miguel Littin. (Chile, 1986)
  • ‘Conta Comigo’ (Stand By Me), de Rob Reiner. (EUA, 1986)

*A lista foi feita a pedido de Pedro Lovallo para uma pesquisa com diversos críticos e pesquisadores sobre o cinema dos anos 1980.

‘Passion’, de Godard

Deixe um comentário