O autor e contato

Fernando Operfilriente – editor e crítico do Tudo Vai Bem

Crítico, professor e pesquisador de cinema. Mestre em Comunicação/Cinema pela Universidade Anhembi Morumbi.

Ministra aulas e cursos em unidades do Sesc, escolas de cinema, espaços e oficinas culturais em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, São Luís do Maranhão e em diversas cidades do país. Participa também de debates, palestras, workshops e oficinas em festivais e mostras de cinema, além de eventos culturais pelo Brasil. Atua como jurado em festivais e mostras pelo Brasil.

Formado em jornalismo pela PUC – SP

Fernando Oriente também escreve críticas, ensaios, artigos e textos para catálogos de festivais e mostras e livros de cinema e audio-visual.

Foi um dos críticos e editores do site Cinequanon entre 2007 e 2012, colaborou com a Revista Zingu! e atualmente colabora com as revistas Interlúdio e Teorema.

É membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) desde sua fundação em 2011.

Contato: fernandooriente@gmail.com

Tudo Vai Bem no Facebook: https://www.facebook.com/tudovaibem/

Alguns dos principais cursos ministrados:

‘Teoria da Montagem no Cinema’ – Escola de Cinema do Maranhão – IEMA – São Luís – MA, CineSesc – SP e SESC Belenzinho – SP

‘Balanço do Cinema Independente Brasileiro Contemporâneo’ – CineSesc – São Paulo

‘Panorama do Cinema Independente Mundial ao Longo da História’ – SESC Ipiranga – SP, CineSesc – SP, SESC Belenzinho -SP

‘Cinema Japonês: de Ozu, Mizoguchi e Kurosawa à Nouvelle Vague Japonesa’ – SESC Avenida Paulista – SP e SESC Ipiranga – SP

‘O Cinema de Carlos Reichenbach no Anos 1980 – A Consolidação de um Cineasta’ – CineSesc – SP

‘Cinema Documentário – Do Cinema Mudo aos Dias de Hoje’ – Escola de Cinema do Maranhão – IEMA – São Luís – MA

Cursos Online:

‘Introdução à História do Cinema – Módulo I (de 1895 aos anos 1950) ‘

‘Cinema Japonês: de Ozu, Mizoguchi e Akira Kurosawa, Nouvelle Vague Japonesa até os Dias de Hoje’

Principais Debates e Palestras:

‘A Aventura – O Cinema de Michelangelo Antonioni’ – CCBB São Paulo

‘O Cinema de Bertand Blier’ – Caixa Cultural São Paulo

‘Mostra Curta Circuito’ – Cine Humberto Mauro – Belo Horizonte

‘O Cinema do Dogma 95’ – CCBB Brasília, CCBB São Paulo

‘O Cinema de Nicholas Klotz’ – CineSesc – SP

‘O Cinema de Aloysio Raulino’ – Centro Cultural São Paulo

Principais textos em catálogos e livros:

Catálogo da Mostra ‘Cidade em Chamas – O Cinema de Hong Kong’ – CCBB

Catálogo da Mostra ‘Luis Buñuel – Vida e Obra’ – Caixa Cultural

Catálogo da Mostra ‘Sonora – Ennio Morricone’ – CCBB

Catálogo da Mostra ‘O Cinema de Hal Hartley’ – Caixa Cultural

Catálogo da Mostra Carlos Reichenbach – Caixa Cultural

Catálogo da Mostra Nicholas Klotz – CineSesc

Catálogo da Mostra Emir Kusturica – Caixa Cultural

Cadernos de Crítica da Mostra ‘Curta Circuito’ (2023, 2022, 2021, 2020, 2019, 2018/2017/2016)

Livro ‘Cinema de Tim Burton’ (texto: análise crítica do filme ‘Beetlejuice – Os Fantasmas Se Divertem’) –  lançado em 2016

Livro ‘Os Cem Melhores Filmes Brasileiros da História’, editado pela Abraccine (texto: análise crítica do filme ‘O Anjo Nasceu’, de Julio Bressane) – lançado em 2016

Participações em júris:

Presidente do júri oficial da crítica pela Abraccine no 24º É Tudo Verdade em 2019

Membro do júri oficial da Semana Paulista do Curta-Metragem no Centro Cultural São Paulo em 2018

Membro do júri oficial da crítica pela Abraccine no 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2014

7 comentários

Deixe um comentário