Uma mostra com todos os filmes de Fritz Lang em película já faz de 2014 um ano especial. A mostra, que começa dia 11 de julho no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo é uma oportunidade para o público confirmar o porque o cineasta alemão é um dos maiores da história. Seus filmes mudos realizados na Alemanha e seus longas rodados nos EUA mostram um cineasta capaz de penetrar nas profundezas da alma humana e retratar todo o horror e a violência constitutiva de uma sociedade corrompida pelo medo, tanto do próximo quanto daquilo que foge a uma compreensão racional.
Dois dos melhores filmes do ano continuam em cartaz, mesmo que em poucas sessões. ‘Riocorrente’ de Paulo Sacramento e ‘Avanti Popolo’, de Michael Wahrmann estão entre o que de melhor o cinema brasileiro produziu nos últimos anos. Diferentes entre si, os dois longas atingem momentos de grande beleza e impacto. Sobre ‘Riocorrente’ já publiquei uma crítica no Tudo Vai Bem (leia aqui).
Já ‘Avanti Popolo’, é um filme rigoroso ao extremo em que Wahrmann mostra domínio de cena e uma capacidade de composição de quadro que dialoga diretamente com as texturas e os subtextos dos dramas. Outro destaque fica por conta do prólogo e do epílogo, que compõem três atos autônomos no filme, ao mesmo tempo em que propõe uma sofisticada dialética ao todo do longa.
Copa 2014 – primeira rodada
Uma primeira rodada geralmente não afirma muito sobre o resultado final de uma Copa, mas alguns elementos já são apontados. Em 2014, após a primeira série de jogos das 32 seleções temos algumas constatações.
Alemanha e Itália são os dois melhores times, seguidas pela Holanda. (A Bélgica ainda não jogou até o momento desse texto)
Andrea Pirlo é um jogador fora de série.
A Espanha já entrou em sua fase de decadência (independente do resultado que possa alcançar no torneio) e deve voltar a ser o que sempre foi no futebol internacional: um time de mediano para medíocre.
O golaço de Messi no Maracanã foi espetacular. Além da beleza, o lance marcou o fim do jejum de gols em Copa desse que é o melhor jogador do mundo, e um dos cinco melhores da história do futebol mundial.
A média de gols e a qualidade dos jogos estão ótimas.